Back To Top

4 de novembro de 2022

PT encontra resistência para cumprir promessas de Lula

  • 0
Advertisements

Com o objetivo de cumprir as promessas feitas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a campanha eleitoral, o principal partido da nova gestão tenta articular uma Proposta de Emenda à Constituição, no Congresso Nacional, já para o início de 2023. O documento é necessário para viabilizar o Auxílio Brasil de R$ 600, por exemplo, com despesas fora do teto de gastos. Porém, até o momento, há resistência ao modelo. 

Ao longo de toda a quinta-feira (3), circulou pelo Parlamento a possibilidade de que o Auxílio Brasil de R$ 600 para o próximo ano, poderia ser possível caso aconteça a abertura de um crédito extraordinário, com anuência do Tribunal de Contas da União (TCU). Ao que parece ainda não há um acordo sobre esse assunto entre petistas e aliados de Lula, com o TCU.

Advertisements

Caso o crédito extraordinário seja liberado, a tendência é que ele abranja apenas o Auxílio Brasil e não tenha caráter permanente, dado assim tempo da PEC ser elaborada no próximo ano. 

Com algumas bancadas do Senado divididas, as conversas sobre o tema ainda estão acontecendo para que uma decisão definitiva sobre o assunto seja tomada. É possível que o relator-geral do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), seja determinante para que essas negociações aconteçam. 

Advertisements

Prev Post

Novo governo é pressionado a escolher nome técnico para Fazenda

Next Post

Lula vai a COP27, no Egito

post-bars
Mail Icon

Newsletter

Get Every Weekly Update & Insights

Leave a Comment