Back To Top

28 de novembro de 2022

Lula vai a Brasília com Haddad

  • 0
Advertisements

Na noite do último domingo (27), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou em Brasília, com o objetivo de tentar destravar as negociações da proposta de emenda à Constituição, que viabiliza o programa Bolsa Família fora do teto de gastos. Além disso, ele deve costurar acordos com o Congresso, além de definir sua equipe de ministros. 

O presidente eleito chegou à Brasília acompanhado do ex-ministro Fernando Haddad (PT), um dos nomes mais cotados para assumir o Ministério da Fazenda, e da futura primeira-dama Rosângela Silva. Os três viajaram no mesmo avião, assim como fizeram nas viagens para o Egito e Portugal. 

Lula deverá passar a semana na capital do país e trabalhar em sua sala no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição. Com a chegada do presidente eleito à Brasília, os aliados esperam que aconteça a reorganização da articulação política, destravando assim as negociações para dar início à tramitação da PEC.

Advertisements

Não é segredo que a equipe de Lula tem pressa para aprovar a PEC no Congresso, porém vem enfrentando dificuldades. A apresentação do texto já foi adiada algumas vezes devido à falta de acordo entre os líderes na Câmara e no Senado. Entre os principais pontos de discordância estão: o prazo de vigência e o valor que ficaria fora do teto. 

O presidente eleito também deverá definir os nomes que irão integrar o grupo temático da Defesa, o 31º do gabinete de transição e o último que falta ser anunciado. O grupo deve ter a participação de ex-comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e o anúncio dependia da chegada de Lula.

Todos os grupos devem enviar um relatório preliminar, na quarta-feira (30),  para a coordenação-geral do gabinete de transição, com um diagnóstico sobre a situação atual da administração federal e propostas de medidas para o novo governo. 

 

Advertisements

Prev Post

Ministros de Lula devem ser anunciados em dezembro

Next Post

Aliados veem chances de aprovação da PEC com prazo de…

post-bars
Mail Icon

Newsletter

Get Every Weekly Update & Insights

Leave a Comment