Back To Top

19 de outubro de 2022

Moraes reforça combate as fake news no 2º turno

  • 0
Advertisements
Foto: Secom TSE

Nesta quarta-feira (19), o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, promoveu um encontro com representantes de diversas plataformas digitais com o objetivo de debater a disseminação de fake news na reta final da campanha eleitoral do segundo turno.

O ministro pediu aos representantes total vigilância para o combate à desinformação nos próximos 11 dias de campanha eleitoral. 

Estiveram presentes no encontro os representantes das plataformas digitais: Google, Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Twitter, Tik Tok, LinkedIn, Twitch e Kwai. Nenhum representante do Telegram compareceu ao evento. Vale ressaltar que todas essas plataformas são parceiras do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal.

Advertisements

Entre as pautas debatidas, estavam iniciativas que podem ser adotadas para ampliar o combate à rapidez  de retirada e combate à reprodução de conteúdos falsos idênticos, especialmente aqueles ofensivos a candidatos que disputam o 2º turno para presidência da República.

De acordo com o comunicado do TSE, durante a abertura do evento Moraes agradeceu o trabalho que vem sendo realizado pelas plataformas parceiras desde o primeiro turno das eleições, para identificar, prevenir e coibir a disseminação das fake news. 

“Nós avançamos muito no primeiro turno. Tivemos, graças ao apoio das plataformas e redes sociais, um primeiro turno bem dentro do razoável, talvez até melhor do que todos nós esperávamos. Mas estamos tendo um segundo turno piorando cada vez mais neste aspecto. E, isso, da parte do TSE vem demandando medidas mais duras”, afirmou o ministro em seu comunicado, divulgado pelo TSE. 

Advertisements

Prev Post

Eleições 2022 – Próximo debate dos presidenciáveis já tem data…

Next Post

Valor do Diesel e gasolina apresenta 10 dias de defasagem

post-bars
Mail Icon

Newsletter

Get Every Weekly Update & Insights

Leave a Comment